Mostra Yasujiro Ozu

Está acontecendo, desde o dia 30 de junho, a mostra “Emoção e Poesia – O Cinema de Yasujiro Ozu“, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Ozu é um dos grandes nomes da história do cinema mundial, ficou conhecido tardiamente no Brasil e no mundo, talvez  por representar e buscar a essência do povo japonês, em histórias que tinham o cotidiano como fonte de inspiração, e por narrá-las de forma totalmente diferente do cinema ocidental.

Seus filmes buscam o mínimo para alcançar o máximo. Em sua lápide pode se ler o ideograma Mu, que significa “o vazio”, “o nada” – palavra que em japonês se enraíza na filosofia zen e tem um significado positivo, e que parece representar a busca deste grande diretor.

Bom Dia – Yasujiro Ozu (1959)

Muitos diretores foram influenciados por Yasujiro Ozu, e duas claras homenagens foram prestadas nos filmes Tokyo-Ga, do Wim Wenders, que vai passar na mostra e o filme Santiago de Jõao Moreira Salles. No filme Tokyo-Ga, a busca do vazio, do nada, fica bem claro em toda a narrativa, já no filme Santiago a influência é direta na construção das imagens.

Tokyo – Ga – Wim Wenders (1985)

Santiago – João Moreira Salles (2007)

Serão apresentados filmes raros e várias de suas obras primas,  essa é uma oportunidade única para conhecer um dos melhores. A mostra vai até dia 25 de julho aqui em São Paulo e depois chega ao Rio de Janeiro no dia 27. Para saber mais informações entre no site da mostra.

Data: 30 de junho a 25 de julho
Local: Cinema (70 lugares) | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

post: Filipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s