SPFW VER(s)ÃO alguma coisa.

Entra ano, sai ano, duas edições do São Paulo Fashion Week, uma para o verão, uma para o inverno, nos mostram como e o quê vestir na próxima estação. Independente da discussão se existe tanta renovação assim, e até que ponto isso é natural ou imperativo, algumas palavras-chave parecem se reforçar a cada ano, numa relação paradoxal de reafirmação e desgaste: “Tendência” e “reciclagem“.

O que constitue nossa necessidade de detectar “tendências”, que na verdade nos são claramente esfregadas na cara, numa tentativa nem sempre ousada de renovação, mas que sempre pairam sobre a “reciclagem” e mistura de tendências passadas, num ciclo interminável e, no fim, bem previsível? Que a moda é a forma mais aparente e fácil de desenvolvermos e transparecermos alguma particularidade que nos defina, isso é bem resolvido. Agora, porque acreditamos nisso com tanta confiança, a ponto de buscar identidade num coletivo uniformizado e assumidamente influenciável?

Os mistérios da moda sobre nossa particularidade, que tentamos investigar em 2008, e que ainda nos parecem, cada vez que mais banalizados, mais complexos a nossa condição hipermoderna.

FOCO 0.1

Foco 0.1 é um mini-documentário, realizado em 2008, que procura investigar, a partir do SPFW Verão 09, a relação da moda com a constituição da particularidade hipermoderna.

 

post: Gustavo

Uma resposta para “SPFW VER(s)ÃO alguma coisa.

  1. demais! mto bom. O detalhe nos manequins e entrevistando as pessoas em blur ficaram do caralho. parabens kana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s