Entre les Murs

Entre les Murs(França 2008) , ou em português Entre os Muros da Escola é o último ganhador da Palma de Ouro em Cannes. Dirigido por Laurent Cantet o filme retrata o dia-a-dia de uma sala de aula da sétima séria do ensino público parisiense. Há um bom tempo que filmes premiados em grandes festivais não me atraem muito, mas acabei cedendo e fui conferir este, foi uma grata surpresa. 

O filme é muito bem dirigido por Laurent Cantet, que usou  basicamente duas locações: a sala de aula e o pátio da escola, e decupou as cenas com maestria, trazendo o espectador para dentro daqueles ambientes, aproximando-nos dos conflitos que vão surgindo. Me impresionou também o fato de Cantet optar por não usar atores profissionais. Todos os papéis principais foram interpretados por alunos e professores de verdade, inclusive o papel de Sr. Marin, que foi interpretado por François Bégaudeau, que é professor de ensino médio e que escreveu o livro homônimo que inspirou o filme. 

Entre os Muros da Escola retrata com muita sensibilidade a convivência entre professores e alunos, e levanta muitas questões em relação ao sistema de ensino atual(não só françês), expondo todos as suas falhas e questionando se o formato de escola como conhecemos realmente é a melhor maneira de formar e instruir crianças e adolecentes.

Vale a pena ser visto e pensado. Abaixo um trailer do filme com legendas em português.

Post: André

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s