Viver do passado

Analisar o cenário musical main-stream do Brasil atualmente, significa respirar mediocridade.

Os sambas e músicas caipiras da primeira metade do século, e a Bossa Nova dos anos 60 foram, talvez, os últimos respiros de criatividade tipicamente brasileiros. Depois, veio a explosão rock dos anos 80, que não era lá muito autêntica, mas produzia alguma qualidade. E depois?

A febre do pagodinho pilantra e do axé baiano, uma tentativa esforçada de reggae, um retorno ao “rock” (com muitas aspas), trazendo a ascensão de bandas que optaram por um pop com guitarras, fácil e banal, com altas pitadas de romantismo brega, e a atual ovacionação do pouco talento, onde o não saber tocar passa a ser apreciado pelo público influenciável.

Onde está a boa música brasileira? Porquê o pouco respiro de criatividade e qualidade que ainda resiste no underground não ganha espaço na mídia?

Abaixo, o disco da primeira banda de funk & soul nacional, da década de 70, União Black, pra animar este pessimismo musical.

E enquanto isso, vamos vivendo do passado.

uniao-black

BANDA UNIÃO BLACK – UNIÂO BLACK – 1977

Mais pra frente, coloco algumas bandas atuais que podem salvar este triste cenário.

posT:  Gustavo

2 Respostas para “Viver do passado

  1. É realmente muito decepcionante ver a musica brasileira, sempre tão criativa e musical, reduzida a essas bandinhas de merda que fazem questão de serem horríveis. Mas grande parte da “culpa” dessa regressão musical é responsabilidade dos canais de comunicação que fazem questão de ressaltar e engrandecer esses maus exemplos. Será que essas pessoas não se sentem responsáveis em saber que boa parte da população brasileira(especialmente nos polos urbanos) simplesmente não sabe o que é boa música?

  2. Não se esqueça do tropicalismo e do mangue bit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s