Uma Mulher Sob Influência

Nesse fim de semana fui assistir o filme Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes, e resolvi comentar aqui o quanto este filme, realizado em 1974, me impressionou. Logo que sai do cinema não me dei conta de quanto tinha gostado, esse é um daqueles filmes que você gosta mais e mais depois de um tempo.

A história narra a vida de uma mulher que vive um momento de fragilidade emocional enorme, estressada por seu cotidiano, incrivelmente comum a nós. É engraçado ver como John Cassavetes não se preocupa em fazer personagens que sejam corretos ou bem esclarecidos. Ele quer relatar uma história comum, cada qual com seus problemas, e que problemas. Uma mãe por volta dos 50 anos vive o papel de uma dona de casa, que além de ter que cuidar de 3 crianças pequenas e bem animadas, ainda tem que lidar com um marido troglodita que não se preocupa muito com os sentimentos alheios. A falta de equilíbrio emocional da mulher fica a cada hora mais evidente, ela não consegui encontrar alento em lugar algum. É interessante perceber como os sentimentos e as ações dos personagens são sucetíveis aos novos acontecimentos, nada é estático.

Me perguntei…… Quem nunca viveu problemas assim?

Este é um filme muito “real”, e essa é  graça do filme, tudo parece muito presente em nossas vidas, não nos distanciamos dos personagens e de suas emoções, e de alguma forma nos identificamos com eles.

Algo que me chamou muita atenção também foi o jeito de filmar de Cassavetes, a fotografia quase toda conduzida com iluminação ambiente, sem retoques e pouca maquiagem nos atores, a câmera perde o foco quando o olhar se movimenta, ou alguém enxerga tudo nítido sempre?

Essas sutilezas me impressionaram bastante, e me fizeram refletir nesse fim de semana chuvoso, pena que este filme não é muito fácil de achar. Eu assisti no festival do CineSESC que ainda está rolando, para quem conseguir, fica a recomendação.

 

 

 

Post: Filipe Machado

Deixe um comentário

